VOLTAR
  • Cidades

Exames de mamografias são entregues a 600 mulheres em Mauá

 Prefeitura também realiza mutirão para coleta do papanicolau nas 23 UBSs entre os dias 25 e 29 de março

  • Exames são entregues a 600 mulheres de Mauá.
    Foto: Divulgação/PMA-Caio Arruda
  • Por: Redação
  • Publicado em: 22/03/2019
  • Compartilhar:

 Prefeitura também realiza mutirão para coleta do papanicolau nas 23 UBSs entre os dias 25 e 29 de março

exames

Exames são entregues a 600 mulheres de Mauá. Foto: Divulgação/PMA-Caio Arruda

Cerca de 600 mulheres de Mauá foram atendidas na Carreta da Mamografia, que passou pela terceira vez na cidade. Nesta semana, a Prefeitura de Mauá entregou todos os resultados dos exames, e as mulheres diagnosticadas com alguma alteração foram encaminhadas para acompanhamento médico.

Foram mais de dez dias de atendimento clínico, avaliando e ensinando às mulheres a se autoexaminarem. “A minha primeira esposa faleceu em decorrência do câncer de mama. Demoramos para identificar, então foram dois anos e meio de muita luta. Por isso não posso abandonar esta causa”, disse o prefeito Atila Jacomussi (PSB).

Os exames preventivos e gratuitos foram realizados na Praça XXII de Novembro, região central de Mauá, entre os dias 27 de fevereiro e 16 de março. As entregas de diagnósticos foram entre 18 e 21 de março, agilizando todo o processo de diagnóstico.

A dona de casa Estefila Dafi, de 31 anos, foi uma das poucas mulheres que realizaram o exame com menos de 50 anos de idade, isso porque ela possui histórico familiar: “Duas tias minhas faleceram por causa do câncer de mama, então o médico disse que eu tenho que fazer o exame a cada seis meses. Graças a Deus o resultado foi negativo novamente”, comemorou.

E para encerrar o Mês da Mulher, a Prefeitura de Mauá estará mobilizada também entre os dias 25 e 29 de março, entre 9h e 16h, para coleta de papanicolau em todas as 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O papanicolau é fundamental para descobrir se a mulher é portadora de células malignas e ajuda a ter um diagnóstico precoce de câncer, assim tendo maior chance de cura.