ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Brasil

Governo autoriza compra de 1 milhão de toneladas de arroz

Intuito é garantir o abastecimento em todo o país, que pode ser afetado pelo fenômeno climático que atinge o Rio Grande do Sul

Gislayne Jacinto
Última atualização: 25/05/2024 19:49
Por Gislayne Jacinto
Publicado 25/05/2024
Compartilhar

Intuito é garantir o abastecimento em todo o país, que pode ser afetado pelo fenômeno climático que atinge o Rio Grande do Sul

arroz
Governo autoriza compra de 1 milhão de toneladas de arroz. Foto: Agência Brasil

    O governo federal autorizou, através de medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nessa sexta-feira (24/05), a compra de até um milhão de toneladas de arroz estrangeiro com a finalidade de garantir o abastecimento em todo o país, que pode ser afetado pelo fenômeno climático que atinge o Rio Grande do Sul. O estado é responsável pela produção de 70% do arroz consumido no país.

    Ao todo, foram liberados R$ 7,2 bilhões para a compra de arroz com o preço tabelado em R$ 4 por quilo. A finalidade é garantir que o cereal chegue diretamente ao consumidor final, assegurando o abastecimento alimentar em todo o território nacional.

    A compra autoriza o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a fazer a aquisição.

    Venda ao consumidor

    O estoque será destinado à venda direta para mercados de vizinhança, supermercados e hipermercados, além de estabelecimentos comerciais com ampla rede de pontos de venda nas regiões metropolitanas.

    O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, comemorou a importância da iniciativa. “Esta medida provisória é um passo crucial para garantir a segurança alimentar de todo o povo brasileiro”, avaliou.

    O governo gaúcho, entretanto, afirma que a safra de arroz do estado é suficiente para a demanda do país. Segundo dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a safra 2023/2024 de arroz do Rio Grande do Sul deve ficar em torno de 7,1 milhões toneladas, mesmo com as perdas pelas inundações que o Estado sofreu em maio. O número é bem próximo ao registrado na safra anterior, de 7,2 milhões de toneladas.

    “Mesmo considerando as perdas, temos uma safra praticamente idêntica à anterior, o que nos leva a calcular que não haverá desabastecimento de arroz”, argumentou o presidente do Irga, Rodrigo Machado.

    Tags:arrozenchentesgovernoimportaçãorio grande do sul

    Whatsapp

    Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

    ENTRE NO GRUPO

    Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
    Compartilhar este artigo
    Facebook Whatsapp Whatsapp
    Artigo anterior Ribeirão Pires: Confira a agenda esportiva do fim de semana Ribeirão Pires: Confira a agenda esportiva do fim de semana
    Próximo artigo Prefeitura de São Caetano prorroga contrato de participantes do Programa Agente Cidadão Sênior S.Caetano prorroga contrato de participantes do Programa Agente Cidadão Sênior
    - Públicidade -

    Últimas notícias ABC Paulista

    Corinthians
    Internacional pede a CBF para que título do Corinthians seja dividido
    26/05/2026
    Confira a escalação do São Paulo para enfrentar o Boston River
    26/05/2026
    Corinthians Marcelo paz
    Corinthians: Marcelo Paz explica estágio da renovação de Memphis
    26/05/2026
    Brazão Santos
    Brazão de volta ao Santos: Peixe escolhe relacionar o goleiro
    26/05/2026
    Galvãio bueno
    Galvão Bueno tem contrato rescindido com a Amazon Prime
    26/05/2026

    Recomendadas

    Santo André inicia consulta pública on-line da Política Municipal sobre Mudança do Clima
    Santo AndréPolítica

    Santo André inicia consulta pública on-line da Política Municipal sobre Mudança do Clima

    26/05/2026
    copa do brasil
    BrasilEsporte

    Copa do Brasil: Confira os mandantes das oitavas de final

    26/05/2026
    Copa do Brasil
    BrasilEsporte

    Oitavas de final da Copa do Brasil 2026: Veja os confrontos sorteados

    26/05/2026
    Copa do Brasil
    BrasilEsporte

    Sorteio da Copa do Brasil: Detalhes e como assistir

    25/05/2026
    ABCD JornalABCD Jornal
    Siga-nos
    ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
    • Quem somos
    • Expediente
    • Contato
    Welcome Back!

    Sign in to your account

    Nome de usuário ou endereço de e-mail
    Senha

    Perdeu sua senha?