Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Funcionários de UBS de Mauá fazem vaquinha para comprar curativo de vacina

Falta de suprimento marca primeiro fim de semana com a imunização contra a gripe liberada para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade

Última atualização: 06/05/2024 11:24
Por Juliana Finardi - Repórter
Publicado 06/05/2024
Compartilhar

Falta de suprimento marca primeiro fim de semana com a imunização contra a gripe liberada para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade

pessoa sendo vacinada em Mauá
Funcionários de UBS de Mauá fazem vaquinha para comprar curativo de vacina. Foto: Divulgação/PMA

No primeiro fim de semana após o Ministério da Saúde liberar a vacina contra a gripe para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade, funcionários de algumas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Mauá tiveram de buscar alternativas para a falta de micropores e blood stops, aqueles curativos redondos que são utilizados para conter o sangue no local onde entrou a agulha em casos de vacinas ou exames de análises clínicas.

A solução encontrada, porém, foi motivo de polêmica entre população, médicos, enfermeiros e políticos da cidade: uma vaquinha com a intenção de arrecadar dinheiro para a compra dos suprimentos em falta. “Como já sabem, foi liberada a vacina da gripe para o público. Aqui na Vacina estamos sem blood stop e micropore (pois está em falta na unidade), e gostaríamos de pedir encarecidamente se vocês conseguem ajudar na nossa vaquinha para que possamos comprar. Qualquer valor já ajuda!”, diz a mensagem no grupo de whatsapp de funcionários da UBS Jardim Zaíra II.

Em pelo menos cinco UBSs o mesmo aconteceu (todas as 23 unidades básicas da cidade fazem aplicação de vacinas). De acordo com o deputado Átila Jacomussi, funcionários e agentes comunitários informaram a falta do material em vários pontos da cidade. “Esse blood stop virou mosca branca na cidade. Por isso o desespero dos funcionários. A Prefeitura não está preparada para a Saúde em Mauá. Em outras vacinações que já estavam no calendário oficial anual, aconteceu a mesma coisa”, criticou.

Um munícipe que não quis ser identificado relatou o problema ao se submeter a uma coleta de sangue. “Fui fazer uma coleta e saí realmente sangrando porque não tinha o tampãozinho para colocar no lugar onde entrou a agulha. Meu braço ficou roxo porque não teve isso.”

“Isso é verdade. Está faltando até medicamento. Fui buscar para mim e na UBS do Santa Lídia não tem nada. Está difícil”, disse outra moradora.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura não respondeu aos questionamentos até o fechamento.

braça de homem
munícipe que não quis ser identificado relatou falta de curativo se submeter a uma coleta de sangue. Foto: Divulgação

Vacinas

Com a ampliação para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade, o Ministério da Saúde quer garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe. A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante as estações do outono e inverno.

Mesmo com a ampliação, o Ministério ressalta a importância de proteger os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.

Tags:curativofuncionáriosmauáprefeiturasuprimentoUbsunidades de saúdevacinaçãovaquinha

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior moradores na bica d´água em Rio Grande da Serra Caos em Rio Grande da Serra: Moradores estão há dias sem água
Próximo artigo moto acidentada Manhã de segunda feira é maraca por 3 acidentes entre carros e motos na Anchieta

Últimas notícias

Homem é preso após ameaçar vizinho e fazer disparos em São Bernardo
Homem é preso após ameaçar vizinho e fazer disparos em São Bernardo
28/07/2025
Pedestre atropelado por moto na Faixa Azul causa colisão de outros veículos em Sto.André
28/07/2025
Taka visita fabricante de drone que será usado no combate aos pancadões em Diadema
Taka visita fabricante de drone que será usado no combate aos pancadões em Diadema
28/07/2025
Família e amigos se despedem de Clayton, vítima de disparos por PM após incidente de trânsito; indignação e clamor por justiça ecoam em meio à dor
Comoção e pedido de justiça marcam enterro de motorista morto por PM em Mauá
28/07/2025
Ribeirão Pires inaugura nova maternidade com capacidade para 120 partos por mês
Ribeirão Pires inaugura nova maternidade com capacidade para 120 partos por mês
28/07/2025

Recomendadas

São Bernardo reforça a frota com 10 ônibus, totalizando 65 novos veículos em 2025.
São BernardoCidades

São Bernardo reforça a frota com 10 ônibus, totalizando 65 novos veículos em 2025

28/07/2025
São Caetano celebra 148 anos com missa e bolo
São CaetanoCidades

São Caetano celebra 148 anos com missa e bolo

28/07/2025
GCM Mauá recupera moto roubada e encerra evento irregular no Jardim Oratório
MauáCidades

GCM Mauá recupera moto roubada e dispersa 500 pessoas em festa irregular

28/07/2025
Alexsandro Marques da Silva, de 49 anos,  ocorrido neste domingo (27/08) no bairro Campanário
DiademaCidades

Motociclista perde o controle do veículo e cai de viaduto da Imigrantes em Diadema

28/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?