ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Espaço Pet

Os pets podem pegar dengue? Quais os cuidados?

Embora os pets não contraiam dengue, eles podem ser picados pelo mosquito e sofrer com as consequências das picadas, como irritação na pele, coceira e desconforto

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 14/04/2024 17:33
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 13/04/2024
Compartilhar

Embora os pets não contraiam dengue, eles podem ser picados pelo mosquito e sofrer com as consequências das picadas, como irritação na pele, coceira e desconforto

Cachorro borococho
Os pets podem pegar dengue? Quais os cuidados?. Foto: Divulgação

Na última quarta-feira, 10, o Ministério da Saúde divulgou os números alarmantes de casos prováveis de dengue no Brasil, que atualmente passam de 3 milhões de registros em 2024. Além das dúvidas sobre prevenção em humanos e medidas a serem tomadas para evitar a propagação do mosquito e da doença, quem tem pet também se preocupa. Na rede Dr. Hato Hospital Veterinário e Pet Shop os tutores trazem cada dia mais dúvidas sobre o assunto.

“Felizmente os pets não são hospedeiros naturais do vírus da dengue e não há evidências de que eles possam contrair ou transmitir a doença diretamente para os humanos. No entanto, isso não significa que eles estejam completamente imunes aos mosquitos transmissores, como o Aedes aegypti”, explica Mychelle Rosa, médica veterinária do Dr. Hato.

Embora os pets não contraiam dengue, eles podem ser picados pelo mosquito e sofrer com as consequências das picadas, como irritação na pele, coceira e desconforto. A especialista conta quais são os cuidados para proteger os bichinhos de estimação dos mosquitos transmissores de doenças como a dengue.

  • Repelentes específicos para pets – Existem repelentes próprios para animais que podem ser utilizados para protegê-los contra picadas de mosquitos. Consulte sempre um médico veterinário antes de aplicar qualquer produto na pele do seu pet.
  • Ambiente livre de focos de mosquitos – Mantenha o ambiente onde seu bichinho vive livre de criadouros de mosquitos. Certifique-se de trocar a água dos animais regularmente, sempre lavando bem com sabão, e elimine qualquer acúmulo em vasos de plantas e outros recipientes.
  • Manter o pet dentro de casa – Evite deixar seu pet exposto ao ar livre durante os períodos de maior atividade dos mosquitos, geralmente ao amanhecer e ao entardecer.
  • Tela nas janelas – Instale telas nas janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos dentro de casa.
  • Consultas regulares ao veterinário – Mantenha as vacinas e tratamentos antiparasitários do seu pet em dia, conforme recomendação do veterinário. Isso pode ajudar a prevenir outras doenças transmitidas por mosquitos, como a leishmaniose.

Embora os pets não possam contrair dengue, é importante tomar medidas para protegê-los contra picadas de mosquitos e garantir seu conforto e bem-estar. “Um bichinho saudável é mais alegre e, cuidar da saúde do animal de estimação contribui também para a saúde e segurança de toda a família”, finaliza Mychelle.

Sobre o Hospital Veterinário e Pet Shop Dr. Hato

Dr. Hato possui 3 unidades na região do Grande ABC (2 delas com hospital veterinário com atendimento 24h e pet shop), e 1 loja (pet shop) no Jardim Paulista – São Paulo – SP, totalizando mais de 13.000 m² de estrutura e cerca de 400 colaboradores. Além disso, desde 2018, possui uma loja on-line com diversos produtos e acessórios para pets.

- Públicidade -
Tags:cãescuiadosdenguegatosmosquitopets

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior ferramentas Forças de Segurança de São Caetano detêm dupla por furto de estabelecimento
Próximo artigo Viaduto Independência de São Caetano Prefeitura de São Caetano interdita Viaduto Independência em dois sábados
- Públicidade -
- Públicidade -

Últimas notícias

GCM prende traficante durante ronda no Jardim Marilene
GCM de Diadema prende traficante durante ronda no Jardim Marilene
28/12/2025
GCM apreende 27 motos em nova fase da Operação Dorme Bem em São Bernardo
GCM apreende 27 motos em nova fase da Operação Dorme Bem em São Bernardo
28/12/2025
GCM Mauá apreende 40 moto por irregularidades, sinais adulterados e perturbação do sossego
GCM Mauá apreende 40 motos por irregularidades, sinais adulterados e perturbação do sossego
28/12/2025
Polícia Civil investiga óbito de homem de 44 anos encontrado em represa no Jardim Riviera, em Santo André
Polícia Civil investiga óbito de homem de 44 anos encontrado em represa de Santo André
28/12/2025
Atriz atuou em dezenas de produções e lutou pela defesa dos animais
Morre aos 91 anos a atriz Brigitte Bardot, musa do cinema francês
28/12/2025

Recomendadas

Cachorro é abandonado por motorista em São Caetano e moradores denunciam. Foto: Reprodução/Video-TV São Bernardo
São CaetanoEspaço Pet

Cachorro é abandonado por motorista em São Caetano e moradores denunciam

27/12/2025
Prefeitura de Ribeirão Pires distribui mais de três toneladas de ração a protetores e animais
Ribeirão PiresEspaço Pet

Prefeitura de Ribeirão Pires distribui mais de três toneladas de ração a protetores e animais

18/12/2025
Canil da GCM de São Caetano recebe reforço de dois novos pastores Belga Mallinois
São CaetanoEspaço Pet

Canil da GCM de São Caetano recebe reforço de dois novos pastores Belga Mallinois

17/12/2025
Projeto Cão Amigo da GCM de Ribeirão Pires alcança marca de 10 mil participantes
Ribeirão PiresEspaço Pet

Projeto Cão Amigo da GCM de Ribeirão Pires alcança marca de 10 mil participantes

09/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?