ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
1

Início » Cidades

Sem aprovação dos bombeiros, escola de Diadema tem problemas estruturais  

Vereador Eduardo Minas ouve reclamação dos pais e leva denúncia à Promotoria; Prefeitura diz que prédio está em constante manutenção

Juliana Finardi
Última atualização: 20/02/2024 10:12
Por Juliana Finardi - Repórter
Publicado 19/02/2024
Compartilhar

Vereador Eduardo Minas ouve reclamação dos pais e leva denúncia à Promotoria; Prefeitura diz que prédio está em constante manutenção

mato em parquinho de escola
Parquinho de escola está desativado em virtude do mato alto.

Além do foco nos estudos, os 1.158 alunos da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Átila Ferreira Vaz, de Diadema, também precisam se preocupar com as condições estruturais da escola. Problemas como mato alto, goteiras, falta de segurança nas escadas e banheiros em condições precárias, além da quadra interditada são questões diárias que afligem pais e estudantes.

A Emeb também não possui o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), documento que garante que a edificação tem condições de segurança contra incêndio. Do total de alunos, 1.088 são crianças do 1º ao 5º ano (6 a 10 anos) e 77 são adultos que cursam a EJA (Educação de Jovens e Adultos). A escola tem aulas das 7h às 22h45 todos os dias.

Procurado pelos pais, o vereador Eduardo Minas foi até a escola, constatou os problemas e fez uma denúncia ao MP (Ministério Público) da cidade relatando que o local é “impróprio e inseguro” para abrigar os alunos em atividades regulares.

“O que chamou a minha atenção em primeiro lugar foi a condição estrutural da quadra. Ela está interditada por longos meses pela própria Defesa Civil por questões de ordem estrutural”, disse o vereador.

quadra da escola de Atila
Quadra em escola Atila está interditada em Diadema.

O parlamentar também afirmou que a falta do AVCB é inaceitável e deixa as crianças em risco. “Se fosse uma instituição de ensino particular ou um estabelecimento comercial qualquer, a administração municipal teria a obrigação de exigir o AVCB. Mas, como casa de ferreiro, espeto de pau, a Prefeitura cobra e tem um equipamento público com crianças e profissionais de educação sem as condições exigidas por lei, um ato de total irresponsabilidade da administração.”

A desempregada Nilma da Silva Alves, 33 anos, é mãe da Laura Manoela, de 6 anos, que muitas vezes nem quer ir para a escola. “O parquinho está interditado por causa do mato alto, não é um ambiente agradável para as crianças. Isso sem contar as salas que têm goteira e os banheiros precários. Minha filha é pequena e me sinto muito insegura. As escadas têm rachaduras e só existe corrimão em uma delas. De repente, alguma criança pode se machucar”, criticou a mãe.

Ela faz questão de afirmar que os professores são ótimos e que toda a equipe educacional se esforça para oferecer o melhor ensino possível, mas que as “condições estruturais não favorecem”.

mato na escola de Diadema
Crianças não podem utilizar os parquinhos e brinquedos da escola e mães reclamam.

A Secretaria de Educação informou, por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura, que o prédio da escola está em constante manutenção, considerando ser uma escola que atende centenas de estudantes diariamente.

“Desde 2021, a atual Gestão criou o Programa Escola Bem Cuidada que, num primeiro momento priorizou a reforma das cozinhas, e a Escola Átila é um exemplo. Entre outras reformas feitas lá, os banheiros foram todos reformados. Na última semana, foram resolvidos problemas de infiltração no telhado que tinham sido levadas na última tempestade.”

A Prefeitura também afirma que tem um programa chamado “Escola Bem Cuidada” que destinou um total de R$ 27.399.400 a todas as unidades escolares para que pudessem, de forma mais ágil, resolver problemas de manutenção e limpeza de caixa d’água, combate aos insetos e desratização. “Quanto ao AVCB, sua atualização é uma prioridade, assim como as demais unidades escolares”, diz a nota.

Sobre a quadra e o prédio no geral, a Prefeitura informou: “A quadra, desativada na gestão anterior, terá a cobertura e estrutura desmontada já no próximo mês e colocada em uso, e concomitantemente uma licitação corre em curso para construção de nova cobertura. Quanto ao prédio como um todo, foram realizados: revisão da parte elétrica, impermeabilização da caixa d’água, correção do piso externo, construção de sala em alvenaria substituindo um container, substituição do toldo da entrada, entre outras coisas, como a instalação de pontos de rede de Internet em todas as salas de aulas e administração.”

Tags:Átila Ferreira Vazdenúnciaescolaestruturaministério públicoNotícias da cidade de Diademaproblemaspromotoria

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior briga no posto de combustível no Jordanópolis Rapaz perde a vida em posto de gasolina após samba e briga em S.Bernardo
Próximo artigo baile funk no Parque São Bernardo GCM dispersa multidão em baile funk no Parque São Bernardo; Veja vídeo
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

Corinthians
Confira a provável escalação do Corinthians para enfrentar o Grêmio
29/05/2026
Palmeiras
Confira a provável escalação do Palmeiras para enfrentar a Chapecoense
29/05/2026
Arboleda são paulo
São Paulo libera Arboleda para voltar ao Equador
29/05/2026
Palmeiras
Palmeiras tem quase time inteiro de desfalque, mas dupla se aproxima de retorno
29/05/2026
Ancelotti seleção brasileira copa do mundo convocação
Seleção Brasileira: Ancelotti esboça o time titular, veja a provável escalação
29/05/2026

Recomendadas

‘O Conecta Professor me permitiu sonhar’, diz educador da rede municipal de São Bernardo que fará intercâmbio em Portugal
São BernardoCidades

‘O Conecta Professor me permitiu sonhar’, diz educador da rede municipal de São Bernardo que fará intercâmbio em Portugal

28/05/2026
Liga São Caetano goleia Vasco em casa por 5 a 1 e segue em busca da liderança a Liga Nacional Silver de Futsal
São CaetanoCidades

Liga São Caetano goleia Vasco em casa por 5 a 1 e segue em busca da liderança a Liga Nacional Silver de Futsal

29/05/2026
Com 3ª maior pontuação do Brasil, São Bernardo está entre 21 municípios do País selecionados pelo ‘Cidades Mais Inteligentes’
CidadesSão Bernardo

Com 3ª maior pontuação do Brasil, São Bernardo está entre 21 municípios do País selecionados pelo ‘Cidades Mais Inteligentes’

29/05/2026
Em São Bernardo, GCM prende dupla por furto de cabos elétricos no Demarchi
São BernardoCidades

Em São Bernardo, GCM prende dupla por furto de cabos elétricos no Demarchi

29/05/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?