Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Ribeirão Pires institui projeto Guardiã Maria da Penha em convênio com MP

Ribeirão pires reforça as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher com nova legislação que institui no município o Projeto Guardiã Maria da Penha

Última atualização: 20/01/2024 07:47
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 20/01/2024
Compartilhar

Ribeirão pires reforça as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher com nova legislação que institui no município o Projeto Guardiã Maria da Penha

Guradiã Maria da Penha
Ribeirão Pires institui projeto Guardiã Maria da Penha em convênio com Ministério Público. Foto: Divulgação

Reforçando as políticas públicas voltadas à proteção de mulheres em situação de violência, Ribeirão Pires sancionou, na última terça-feira (16/01) a Lei nº 6.935, de 12 de dezembro de 2023, que institui no município o Projeto Guardiã Maria da Penha, por meio de convênio celebrado com o Ministério Público do Estado de São Paulo, com atuação da Guarda Civil Municipal (GCM).

Este é o primeiro passo para firmar um Termo de Cooperação com o Ministério Público (MP). Com a sanção da lei municipal e posterior assinatura do Termo de Cooperação, os agentes da GCM passarão por treinamento específico para acompanhar os casos encaminhados pelo MP, os quais consistem em visitas periódicas que visam garantir a proteção da mulher vítima de violência doméstica e que possui medida protetiva.

Entre as principais diretrizes, o projeto estabelece prevenir e combater a violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres. O objetivo é monitorar o cumprimento das normas que garantam essa proteção, responsabilizando os agressores, além de promover acolhimento humanizado às vítimas, orientando as mulheres em situação de violência, por meio dos guardas civis do município.

“A adesão da vítima ao projeto se dá de forma voluntária, nada é imposto. Porém, com o projeto Guardiã Maria da Penha, além de fiscalizar as medidas protetivas, a GCM também poderá acompanhar o grau de risco que a mulher está submetida e garantir uma situação de segurança para a vítima. Estamos estreitando os laços com o MP, fortalecendo um serviço já prestado pela Patrulha Maria da Penha de Ribeirão Pires”, completou a comandante da GCM, Neide Souza.

A coordenação, o planejamento, a implementação e o monitoramento do projeto se dará de forma articulada entre a Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, Secretaria de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil e o Ministério Público do Estado de São Paulo.

Botão do Pânico

O app é destinado às mulheres que possuem Medida Protetiva no âmbito da Lei Maria da Penha. A interessada, pode se cadastrar diretamente na sede da Guarda Municipal, onde receberá acesso ao aplicativo. Quando importunada, basta dar um click que a corporação será avisada e prestará apoio imediatamente.

Para ter acesso ao aplicativo é só se dirigir à sede da Guarda Municipal, (rua Rua Aguida Sortino,15), munida de documentos pessoais e a medida protetiva. No local, a mulher já poderá instalar o app e fazer os testes.

Com o app instalado, a mulher vítima de violência só precisa de dois cliques para solicitar ajuda. É só desbloquear seu celular (se não estiver em casa deve ligar a localização), acessar o aplicativo e clicar no desenho que simula um botão de pânico. O aviso chega à GCM imediatamente, que já em posse de seu cadastro prestará socorro rapidamente.

Sala de Acolhimento

Inaugurada em agosto do ano passado, a sala de acolhimento permite que moradoras com medidas protetivas contra agressores contem com espaço privativo para orientações sobre o uso da tecnologia que possibilita, em casos de risco, o acionamento das forças de segurança municipais com apenas um clique no celular.

A sala fica localizada na sede da GCM (Rua Águida Tori Sortino, 115) e tem como objetivo realizar atendimento acolhedor e com um ambiente humanizado, que também conta com brinquedoteca para vítimas com filhos.

Tags:combate à violência contra mulherguardiã maria da penhaministério públicoprojetoribeirão pires

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Hospital da Mulher Hospital da Mulher de S.Bernardo é incluído em rede internacional de excelência
Próximo artigo Prefeitura de São Caetano São Caetano divulga os imóveis sorteados pelo prêmio IPTU da Virada

Últimas notícias

Acupuntura é diferencial da rede de São Bernardo como tratamento auxiliar para dores crônicas
Acupuntura é diferencial da rede de São Bernardo como tratamento auxiliar para dores crônicas
20/06/2025
Prefeitura de Diadema reforça diálogo com indústrias do Polo Cosmético
Prefeitura de Diadema reforça diálogo com indústrias do Polo Cosmético
20/06/2025
Com a ajuda de câmeras do COI, Romu localiza peças de carro roubadas em Sto.André
Com a ajuda de câmeras do COI, Romu localiza peças de carro roubadas em Sto.André
20/06/2025
São Bernardo dispõe de opções gratuitas de passeio para famílias no feriado prolongado
São Bernardo dispõe de opções gratuitas de passeio para famílias no feriado prolongado
20/06/2025
Projeto "FUTURAS CIENTISTAS" mira na carreira científica de meninas e professoras da rede pública
Projeto “Futuras Cientistas” mira na carreira científica de meninas e professoras da rede pública
20/06/2025

Recomendadas

Festival Oriental de Ribeirão Pires celebra sabores da culinária asiática na próxima semana
Cultura e LazerDestaque 2Ribeirão Pires

Festival Oriental de Ribeirão Pires celebra sabores da culinária asiática na próxima semana

20/06/2025
36 vagas de emprego no Atende Fácil Ribeirão Pires para a próxima semana
EconomiaRibeirão Pires

36 vagas de emprego no Atende Fácil Ribeirão Pires para a próxima semana

19/06/2025
Com poucos meses de mandato, Akira Auriani já faz várias mudanças no quadro de secretários em Rio Grande da Serra
PolíticaDestaque 1Rio Grande da Serra

Com poucos meses de mandato, Akira Auriani já faz várias mudanças no secretariado

20/06/2025
Projeto da LDO 2026 da Prefeitura de São Bernardo tem aprovação unânime da Câmara
São BernardoPolítica

Projeto da LDO 2026 da Prefeitura de São Bernardo tem aprovação unânime da Câmara

20/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?