Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Economia

S.Bernardo sedia 1º Congresso Latino-Americano da Indústria Automotiva

 Evento contará com ministros, governador, prefeitos e representantes de montadoras para sobre o futuro do setor nos dias 25 e 26 de março

Última atualização: 29/01/2019 18:03
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 29/01/2019
Compartilhar

 Evento contará com ministros, governador, prefeitos e representantes de montadoras para sobre o futuro do setor nos dias 25 e 26 de março

 

congresso
Representantes das principais montadoras estarão presentes no congresso. Foto (Richard Kienberger/Mercedes/Divulgação)

 

O 1º Congresso Latino-Americano da Indústria Automotiva, organizado pela Prefeitura de São Bernardo em parceria com a editora Autodata, principal publicação de análise econômica e de assuntos relacionados ao setor automotivo, ocorrerá nos dias 25 e 26 de março, no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação. O evento terá como diretriz a discussão sobre a integração entre as empresas do setor para aumento da competitividade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: www.autodata.com.br/seminarios_interna.php?id=39

Várias autoridades do âmbito nacional e estadual, além de presidentes e executivos das principais montadoras (Ford, GM, Volkswagen, Scania, Mercedes-Benz, Toyota e outras) e de fornecedores de autopeças estarão no debate. Entre os nomes já confirmados estão o governador do Estado de São Paulo, João Doria, e o ministro da Indústria e do Trabalho da Argentina, Dante Sica, o secretário Especial da Receita Federal do Brasil, Marcos Cintra, o prefeito da cidade Orlando Morando e integrantes da academia, representados por universidades da região, como o Instituto Mauá de Tecnologia.

“Como maior mercado regional do setor automotivo, o Brasil detém expertise e papel de liderança frente aos demais mercados da América Latina, o que coloca nossa região no centro intelectual das discussões sobre o futuro da indústria, investimentos e tendências para o setor”, disse o prefeito Orlando Morando (PSDB).

O Congresso também trará contribuições para as discussões sobre a necessidade de evolução e aprimoramento do nível tecnológico aplicado nos processos produtivos e sobre o fortalecimento deste setor econômico para a região, sobretudo para São Bernardo, que detém o maior número de indústrias, com reflexo direto no nível de arrecadação, geração e manutenção de empregos e oferta de renda. Os debates serão feitos por meio de mesas redondas e palestras. Paralelamente aos eventos, haverá salas de vidro, localizadas no 1º andar interno, onde ocorrerão encontros do Departamento de Engenharia das empresas participantes, além de estandes e paineis.

Confira a programação prévia do evento (sujeita a alterações):

DIA 25/03 – SEGUNDA-FEIRA

09h00/09h30 – Abertura Oficial

09h30/11h00 – Pronunciamentos Oficiais:

Boas-vindas do Prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando Júnior, Ministro da Fazenda do Brasil, Paulo Guedes (a confirmar), Ministro da Indústria e do Trabalho da Argentina, Dante Sica, e Governador de São Paulo, João Dória.

11h15/12h45 – Mesa Redonda com presidentes da Anfavea (Antonio Megale), Adefa (Luis Pelaez Gamboa), Sindipeças (Dan ioschpe), Afac (Raul Amil). Tema: A convergência 2030 entre as indústrias automotivas de Brasil e Argentina.

12h45/14h00 – Intervalo

14h15/14h45 – Palestra Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque, Secretário Especial da Receita Federal do Brasil. Tema: O futuro da economia brasileira frente à proposta de uma nova estrutura tributária para o País.

14h45/15h45 – Mesa redonda com Besaliel Botelho (presidente da Bosch), Paulo Santos (presidente da APTIV), Mauro Ribeiro (presidente da CAOA Montadora e da SAE), e representante do governo brasileiro (secretaria da indústria e do comércio do Ministério da Fazenda ou do Ministério da Ciência e Tecnologia). Tema: A necessidade de evolução tecnológica da indústria automotiva no curto prazo e as dificuldades impostas pelas legislações de Brasil e Argentina para que isto possa acontecer.

15h45/16h15 – Intervalo

16h15/17h30 – Mesa redonda com os presidentes das montadoras de veículos comerciais (Phillipp Schiemer, CEO da MBB América Latina; Christopher Pordgorski, CEO da Scania Latin America; e Roberto Cortes, CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus). Tema: A indústria 4.0 e o futuro do Brasil como um dos mais eficientes e competitivos centros de produção e comercialização de veículos comerciais.

17h00 – Encerramento do primeiro dia

DIA 26/030 – TERÇA-FEIRA (SEGUNDO DIA DO EVENTO)

09h00/09h30 – Abertura

09h30/10h00 – Mesa redonda com os presidentes de entidades de concessionárias do Brasil e da Argentina (Alárico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave; e presidente da Acara). Tema: As perspectivas dos mercados automotivos de Brasil e Argentina frente à crise de 2016 e 2017

10h00/10h30 – Intervalo

10h30/12h15 – Mesa redonda com os presidentes de associações de importadores do Chile, Equador, Peru e Colômbia. Tema: A imagem e o potencial dos veículos fabricados no Mercosul nos demais mercados sul-americanos.

12h15/14h00 – Intervalo

14h00/15h00 – Palestra proferida por profissional de tecnologia (IBM, Oracle ou Qualcomm) Debatedores convidados: reitores das universidades FEI e Mauá

15h00/15h30 – Intervalo

15h30/17h15 – Mesa redonda com os presidentes das montadoras de automóveis (Carlos Zarlenga, presidente da General Motors Mercosul; Antonio Filosa, presidente da FCA Latin America; Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América do Sul; Miguel Fonseca, vice-presidente da Toyota; e Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford. Tema: A consolidação da indústria automotiva do Brasil e da Argentina como base de fornecimento principal para a América Latina e norte da África.

17h15 – Encerramento

Tags:congressoindústria automotivaprefeiturasão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Exposição fotográfica sobre Paranapiacaba estreia no Atrium
Próximo artigo Crianças se tornam cientistas mirins no Planetário de Santo André

Mais lidas

GCM de Ribeirão Pires impede tentativa de fraude em agência bancária
GCM de Ribeirão Pires impede tentativa de fraude em agência bancária
16/05/2025
Perdi tudo, empreendi e venci!”, afirma proprietário da Vovó Mocinha
Perdi tudo, empreendi e venci!”, afirma proprietário da Vovó Mocinha
16/05/2025
Braskem realiza evento de abertura da 6ª edição do Empreendedoras Braskem no ABC
Braskem realiza evento de abertura da 6ª edição do Empreendedoras Braskem no ABC
16/05/2025
Câmara de Ribeirão Pires aprova PEP – Refis 2025 para regularização de débitos com a Prefeitura
Câmara de Ribeirão Pires aprova PEP – Refis 2025 para regularização de débitos com a Prefeitura
16/05/2025
Atleta de S.Caetano é convocada pela seleção para disputar o Pan-Americano de Ginástica Rítmica
Atleta de S.Caetano é convocada pela seleção para disputar o Pan-Americano de Ginástica Rítmica
16/05/2025

Recomendadas

Oficina Ortopédica Itinerante de São Bernardo fecha o 1º mês com reparos em 40 equipamentos
CidadesSão Bernardo

Oficina Ortopédica Itinerante de São Bernardo fecha o 1º mês com reparos em 40 equipamentos

16/05/2025
Especialista em saúde íntima orienta mulheres em evento do LIDE Grande ABC
VariedadesEconomiaSanto André

Especialista em saúde íntima orienta mulheres em evento do LIDE Grande ABC

16/05/2025
Famílias cobram Enel por falta de energia em prédios prontos há 6 meses em SBC.
CidadesSão Bernardo

Famílias cobram Enel por falta de energia em prédios prontos há 6 meses em S.Bernardo

15/05/2025
Cidade é a 1ª do ABCD a expandir o público-alvo da imunização; todas as UBSs contam com doses para proteger a população
CidadesDestaque 1São Bernardo

Vacinação contra gripe é ampliada para todas as pessoas em São Bernardo

15/05/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?