Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

São Caetano implanta período integral em todas as escolas

Anúncio foi feito pelo prefeito na noite desta quinta-feira; projeto foi entregue à Câmara Municipal

Última atualização: 01/12/2023 12:36
Por Gislayne Jacinto
Publicado 01/12/2023
Compartilhar

Anúncio foi feito pelo prefeito na noite desta quinta-feira; projeto foi entregue à Câmara Municipal

Nesta quinta-feira (30/11), o prefeito José Auricchio Júnior fez um importante anúncio à comunidade escolar, em encontro realizado no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns: a entrega de um projeto de lei à Câmara para a instituição de período integral em todas as escolas do município.

“Estamos universalizando a escola de tempo integral em 2024. É uma das decisões mais importantes de todas as minhas gestões em São Caetano do Sul, uma conquista inquestionável para a Educação da cidade. Estamos deixando um legado às próximas gerações”, declarou Auricchio.

O chefe do Executivo lembrou de algumas das melhorias conquistadas para a Educação municipal, como a municipalização do ensino, a implantação de educação tecnológica, os programas voltados à segurança alimentar, como o Almoço na Escola, e o plano de carreira do magistério. “Mas, não estaríamos completos se não implantássemos o período integral em todas as escolas. Não tenho dúvidas de que vamos deixar um grande avanço.”

prefeito Auricchio e professores
Anúncio foi feito pelo prefeito na noite desta quinta-feira, Projeto foi entregue à Câmara Municipal. Foto: Divulgação/PSCS30

A secretária de Educação, Minéa Fratelli, explicou que as escolas municipais terão ampliação de 25 horas semanais de aulas para 35 horas semanais, o que trará aos alunos mais segurança alimentar (com a possibilidade de realizar mais refeições na escola) e mais possibilidade de desenvolvimento de habilidades socioemocionais a partir de diferentes oficinas.

De acordo com a secretária, a rede municipal já está preparada para a mudança. Hoje, São Caetano já tem todas as escolas da educação infantil funcionando em período integral (são 46 escolas). No Fundamental I são oito as escolas de tempo integral, totalizando 54 das 66 escolas.

As 12 escolas restantes adotarão a ampliação de carga horária a partir de dois modelos possíveis: 7 horas diárias (das 7h às 14h) ou 35h divididas na semana da seguinte forma: um dia todo na escola (por exemplo, das 7h às 17h) e os demais no horário convencional. As escolas terão autonomia para decidir o melhor modelo para a sua comunidade.

O período integral será obrigatório nas escolas municipais. Mas os alunos que tiverem impedimentos como participação em programas como os Patrulheiros Mirins, realização de terapias, esportes de alto rendimento e trabalho (estágio, Jovem Aprendiz etc.) poderão ser dispensados das aulas, apresentando o devido comprovante.

MAIS AULAS

Com o período integral, os alunos da Rede Municipal de Ensino poderão participar de oficinas esportivas e culturais no contraturno das aulas, graças à parceria da Seeduc com a SELJ (Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude) e a Secult (Secretaria de Cultura).  Hip hop, música, dança, fotografia, esportes coletivos, tênis de mesa, xadrez, tecnologia, street dance, conversação de inglês, circo, desafios matemáticos, laboratório de ciências são algumas das opções consideradas; os alunos deverão consultar na sua escola quais oficinas estão disponíveis.

Além disso, todas as escolas integrais de Fundamental I de São Caetano terão mais três matérias na matriz curricular— Educação Empreendedora, Convivência Ética e Linguagens Artísticas – ministradas pelos próprios professores da rede.

Para dar apoio à mudança, a Prefeitura planeja a ampliação do programa Mães Acolhedoras. Hoje, 420 mães trabalham na rede, dando suporte ao programa ProNutri e à implantação de hortas escolares. O plano é contratar mais 200 mães para atuarem especificamente nas escolas, que se tornarem de tempo integral.  No momento, as secretarias estão analisando a viabilidade orçamentária para a contratação.

Tags:anúncioescolasJosé Auricchio Júniorperíodo integralprefeitosão caetano

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Vanessa da Mata S.Caetano inicia dezembro com Vanessa da Mata e grandes atrações
Próximo artigo Preta Gil enfrenta mais uma cirurgia na luta contra o câncer Preta Gil enfrenta mais uma cirurgia na luta contra o câncer

Últimas notícias

São Caetano será a primeira cidade da Região Metropolitana a adotar BO eletrônico para GCM
São Caetano será a primeira cidade da Região Metropolitana a adotar BO eletrônico para GCM
09/06/2025
Mauá tem mais de 1.000 vagas disponíveis para cursos de qualificação profissional
Mauá tem mais de 1.000 vagas disponíveis para cursos de qualificação profissional
09/06/2025
São Bernardo registra chuva de granizo nesta segunda-feira
São Bernardo registra chuva de granizo nesta segunda-feira
09/06/2025
Veículos 100% elétricos com acessibilidade foram apresentados à gestão municipal na última sexta-feira
Prefeitura de Ribeirão Pires busca novas tecnologias para o transporte público adaptado
09/06/2025
Ribeirão Pires celebra lançamento da pedra fundamental de duas igrejas
Ribeirão Pires celebra lançamento da pedra fundamental de duas igrejas
09/06/2025

Recomendadas

Prefeitura de São Bernardo inicia recapeamento de 14 ruas no Assunção e Jd. Lavínia
São BernardoCidades

Prefeitura de São Bernardo inicia recapeamento de 14 ruas no Assunção e Jd. Lavínia

08/06/2025
Prefeito Taka desativa radar de multas em Diadema
DiademaCidades

Prefeito Taka desativa radar de multas em Diadema

09/06/2025
Prefeitura de Diadema demole bares irregulares que abasteciam pancadões no Pombal
DiademaCidadesDestaque 1

Prefeitura de Diadema demole bares irregulares que abasteciam pancadões no Pombal

08/06/2025
Em Santo André, Gilvan entrega de matrículas do Conjunto Habitacional Prestes Maia
Santo AndréCidades

Em Santo André, Gilvan entrega de matrículas do Conjunto Habitacional Prestes Maia

08/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?