
A prefeitura de Mauá, em parceria com o grupo Mães Girassóis, promoveu nesta quarta-feira (2), o 1º Pedágio da Inclusão para simbolizar o Dia Mundial deConscientização do Autismo. A atividade, que também marcou o início dos trabalhos da Secretaria de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência,recém-criada pelo prefeito Marcelo Oliveira, foi iniciada no Saguão do Paço Municipal e prosseguiu para dois pontos de bastante movimento na cidade.
Participaram o secretário da Pasta, Samuel Ferreira dos Santos, o SamuelEnfermeiro, a adjunta Ingrid Frohlick, a assessora da senadora Mara Gabrilli, Ozana Francisco (Tia Ozana), mães atípicas e alguns autistas, entre eles, EnzoHenrique Souza, de 9 anos, que encantou os presentes com seus desenhos e bom humor.
“Esse tipo de ato é muito importante para distribuir informações. As pessoasprecisam saber mais sobre o autismo. Os autistas ainda são muito discriminados por serem portadores de uma deficiência que, muitas vezes, as pessoas não notamlogo de cara”, comentou Karina Cristina Souza, mãe do Enzo.
Tia Ozana exaltou a criação da nova Pasta por parte da administração mauaense e garantiu apoio do gabinete da senadora Mara Gabrilli. “Contem com a gente nessacaminhada. Vamos enviar recursos para projetos da secretaria via emenda da senadora. Essa é uma conquista de todas a mãe atípicas da cidade. Cobrem,participem. Uma cidade boa para o portador de deficiência é uma cidade ótima para todos”, disse.
Já o secretário Samuel Enfermeiro agradeceu a adesão ao evento. “É um atosimples, mas feito com muito amor para dar visibilidade à causa. Temos a missão de ajudar a construir uma cidade melhor para todos os portadores dedeficiência”.
Pedágio
após o ato na prefeitura, o grupo de mães atípicas promoveu o 1º Pedágio da Inclusão. Vestidas de azul e com o laço símbolo da causa autista,munidas de panfletos e faixa de conscientização, seguiram para o cruzamento das avenidas João Ramalho e Queiroz Pedroso (semáforo do McDonalds e do AtacadistaSpani), onde abordaram pedestres e motoristas. Já no período da tarde, a ação aconteceu na Rua do Comércio (entrada principal do shopping), abordandocentenas de pessoas na região central.