VOLTAR
  • Cidades

São Caetano terá UBS Animal, com atendimentos agendados

Prefeito Auricchio afirmou que casos de urgência e emergência serão atendidos somente no Hospital Veterinário, cujo projeto já está em andamento

  • Prefeito Auricchio anunciou criação de UBS Animal. Foto:Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/12/2019
  • Compartilhar:

Prefeito Auricchio afirmou que casos de urgência e emergência serão atendidos somente no Hospital Veterinário, cujo projeto já está em andamento

Prefeito Auricchio anunciou criação de UBS Animal. Foto:Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

 

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, anunciou nesta quinta-feira (12/12) que a cidade terá uma UBS (Unidade Básica de Saúde) voltada para atendimento aos animais.

De acordo com Auricchio, o espaço ainda está em estudo e haverá apenas contratação de profissionais. “Os atendimentos serão agendados. Haverá consultas e vacinas. Urgências e Emergências só serão feitas no Hospital Veterinário”, afirmou.

Hospital veterinário

Em novembro, Auricchio e o reitor da USCS, Marcos Sidnei Bassi, assinaram o protocolo de intenções para a construção desse Hospital Veterinário Universitário, o primeiro do tipo no ABCD. A iniciativa se dá a partir da criação do curso de Medicina Veterinária da USCS, cujas aulas começarão em 2020, com os alunos necessitando de um campo de estágio.

O Hospital Veterinário Universitário funcionará dentro do Civisa (Centro Integrado de Vigilância à Saúde), na Rua Justino Paixão, 141, Bairro Mauá, após reforma para adaptação do espaço. A unidade realizará consultas e procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidades. Tudo gratuito. A previsão é a de que os atendimentos se iniciem no segundo semestre de 2020.

O prefeito também lançou em 10 de novembro, o Programa Municipal de Saúde e Bem-Estar Animal, que concentra série de ações que visam a proteção e a vida saudável dos pets.

O pacote inclui a regulamentação da condução de animais no transporte coletivo, projeto aprovado na última semana pela Câmara, além de duas unidades móveis Saúde Animal em Movimento, para consultas e castração de pets comunitários e de população de baixa renda. No último fim de semana, já foram castrados 13 gatos.