VOLTAR
  • Cidades

São Caetano deve acabar com ensino médio na rede municipal

Vereador Jander Lira, que é professor na Escola Alcina Dantas Feijão, disse que informação foi passada por líder do prefeito em reunião realizada neste sábado

  • EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer não fará novas matrículas para o ensino médio, mas  continuará com os segundos e terceiros anos.
    Foto: Divulgação/Google
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 20/10/2018
  • Compartilhar:

 Vereador Jander Lira, que é professor na Escola Alcina Dantas Feijão, disse que informação foi passada por líder do prefeito em reunião realizada neste sábado

 

ensino médio

Escola Oscar Niemeyer passa por reformas e não deve ter mais ensino médio. Foto: Google

A Prefeitura de São Caetano deve acabar com o ensino médio na rede municipal em 2019. A medida pode atingir 1,68 mil alunos que estudam nas escolas Vicente Bastos, Oscar Niemeyer e Alcina Dantas Feijão. O assunto virou comentário entre os alunos, pais de estudantes e professores. A prefeitura não trata do assunto abertamente e não respondeu aos questionamentos feitos pelo ABCD Jornal nesta semana.

O vereador Jander Lira (PP), que faz oposição ao governo do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), disse que neste sábado (20/10) houve uma reunião entre docentes, direção da escola Alcina e o líder do prefeito na Câmara, Tite Campanella (PPS). “Eu participei enquanto professor do Alcina, onde atuo há 20 anos e o Tite nos disse que não haverá mais ensino médio nas escolas Vicente Bastos e a Oscar Niemeyer. O Alcina ainda não está definido, mas tudo indica que também acabará. Espero que isso não ocorra, pois o prefeito será o coveiro do Alcina, uma escola super conceituada na cidade há 51 anos”, afirmou.  

Jander contou que o líder do governo informou que os alunos serão remanejados para uma provável escola de aplicação na USCS (Universidade de São Caetano do Sul), onde os estudantes vão receber bolsas de estudo. Tite disse ainda que a prefeitura vai ceder os professores”.

De acordo com o parlamentar, a evidência de que no Alcina também não terá ensino médio no ano que vem, é o fato de a Prefeitura não ter lançado o edital para o vestibulinho 2019. “Neste sábado, houve uma gincana no Alcina e os alunos só falavam nisso. Escreveram sobre o assunto até no banheiro masculino. Os alunos afirmaram que essa seria a última gincana na escola”, disse. O líder do prefeito foi procurado, mas não deu retorno para se posicionar sobre o assunto.

ensino médio

Alunos da escola Alcina escreveram no banheiro masculino neste sábado que não haverá mais ensino médio no local. Foto: Reprodução

Pais

Rosângela Cavalcanti de Almeida, mãe de três alunas do Vicente Bastos, está indignada com a possibilidade do fim do ensino médio em 2019. “Três filhas minhas estudam na escola. A mais velha está no nono ano do fundamental e iria para o ensino médio. Há muita especulação que vai acabar na rede municipal. Para nós munícipes, é um absurdo. É um direito adquirido. Trata-se de uma medida arbitrária. Os professores estão apreensivos e não sabem o que vai ser deles. Queremos a verdade e se essa medida está correta”, disse a mãe. R

Rosângela acrescentou que neste sábado houve uma mostra cultural na Vicente Bastos e só se falava disso. “Há muitas incertezas”, lamentou.

Professores

Durante a semana, o clima entre os professores do Ensino Médio era de incerteza e apreensão. Nas palavras de muitos, que preferiram não se identificar por temerem represálias, a sensação é de negligência por parte da Prefeitura no que diz respeito à transparência com relação ao processo pelo qual a Educação está passando.

Na última quarta-feira (17/10), a diretora de Educação, Adriana Putini Assi, e a supervisora Antonia garantiram, em reunião fechada na Vicente Bastos, que nada ainda estava definido. Pediram que todos parassem de comentar o assunto e que ficassem tranquilos a respeito de atribuição de aulas para o próximo ano. Garantiram, também, que ninguém seria prejudicado, mas sugeriram que a conduta profissional de cada um seria “avaliada” antes de qualquer distribuição de aulas.

O temor maior prevalece entre os professores especialistas, aptos a ministrar aulas apenas para o Ensino Médio.