ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Orlando Morando e seu secretário Carlos Maciel são citados em denúncia do PF

Prefeitura diz que Maciel já pediu exoneração do cargo nesta manhã de quarta-feira

Gislayne Jacinto
Última atualização: 09/05/2018 14:18
Por Gislayne Jacinto
Publicado 09/05/2018
Compartilhar

 Prefeitura diz que Maciel já pediu exoneração do cargo nesta manhã de quarta-feira

Orlando Morando aceitou exoneração de secretário nesta quarta. Foto: Divulgação/PSBC

 

A operação Prato Feito da Polícia Federal feita nesta quarta-feira (08/09) em São Bernardo, Mauá e Santo André já provocou a demissão de um secretário de São Bernardo (Carlos Roberto Maciel – Assuntos Governamentais) onde houve oito mandados de busca e apreensão. A Polícia apura desvios de dinheiro da União destinada para a merenda escolar nos municípios.

No cado de São Bernardo, a representação da Polícia Federal diz ter havido em 2016, ano que eleitoral, suposta vantagem indevida destinada ao então candidato a prefeito e atual prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), para que a empresa que fornece a merenda escolar continuasse o contrato da merenda na cidade.

Ocorre que pela PF, o empresário Fábio Favaretto, genro de Carlos Maciel, atuava como um dos lobistas, que supostamente praticavam o crime de tráfico de influência ou de corrupção ativa, mediando os interesses dos empresários junto aos prefeitos, seus assessores e/ou secretários, garantindo-lhes pagamento de vantagem indevida mediante a promessa de futuros contratos públicos a serem estabelecidos em favor dos empresários corruptor. Fábio é dono da empresa Le Garson Alimentação e Serviços Ltda, que atua na cidade.

“Em 2017, o contrato n.º 40/2015 mantido com a LE GARÇON é prorrogado no valor aproximado de R$ 6 milhões. Tendo em vista o modus operandi das associações criminosas bem como pelo fato de que o sogro e parceiro de Fábio (Favaretto) nas práticas criminosas – Carlos Roberto Maciel – ocupar o cargo de Secretário Municipal de Coordenadoria de Assuntos Governamentais do governo de Orlando Morando, é possível que tal contrato esteja sendo fraudado na sua execução para compensar os custos com as propinas concedidas durante a campanha eleitoral. Os desvios de recursos desse contrato beneficiaram ao empresário Fábio e a Carlos Roberto Maciel, que na época ocupava cargo público nesta Prefeitura, razão pela qual vislumbramos indícios de corrupção ativa”, diz a denúncia da PF.

De acordo com acordo com a representação da polícia há denúncias, mas ainda não tem provas contra o prefeito. “Apesar dos indícios de que a vantagem ilícita foi ofertada em benefício do atual prefeito Orlando Morando, não temos elementos de seu recebimento, razão pela qual tais fatos estão sendo apresentados a esse Juízo”.

 

Maciel é sogro de empresário envolvido em esquema da merenda, diz Polícia Federal. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo alegou que desde o início da gestão (2017/2020) não firmou nenhum contrato com empresas envolvidas na operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira.

“Os esclarecimentos prestados referem-se aos contratos de licitação de merenda escolar ocorridos na gestão anterior. Ressalta-se que a atual gestão da Prefeitura de São Bernardo vai, inclusive, colaborar com todas solicitações pedidas, bem como o curso da investigação. Salienta, ainda, que o secretário citado nos autos da investigação pediu exoneração logo pela manhã e o pedido já foi aceito pelo prefeito”, disse.

Tags:Carlos Roberto Macieloperação prato feitoOrlando MorandoPolícia Federalprefeitosão bernardosecretário

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior PF faz operação contra desvio de dinheiro em Mauá e São Bernardo
Próximo artigo Operação aponta que Donisete Braga viajou para os EUA com verba ilícita
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

são Paulo arboleda
Arboleda pede desculpas e diz ter passado por episódio de depressão
23/06/2026
Chuva forte abre cratera e 'engole' carro em Ribeirão Pires
Chuva forte abre cratera e ‘engole’ carro em Ribeirão Pires
23/06/2026
Ancelotti
Ancelotti desconversa sobre pendurados e enche a bola de Neymar: “Estou muito feliz”
23/06/2026
copa do mundo penaltis
Copa do Mundo: FIFA debate alterações nos pênaltis
23/06/2026
Cristiano
Cristiano ganha chuteira especial após recorde
23/06/2026

Recomendadas

Mauá debate estratégias para fortalecer indústria cosmética local
MauáPolítica

Planejamento estratégico define prioridades para fortalecer setor de cosméticos em Mauá

23/06/2026
Fim de uma era: Em tapete vermelho, Toyota apresenta último Corolla produzido em Indaiatuba após 28 anos
São BernardoBrasilEconomia

Fim de uma era: Em tapete vermelho, Toyota apresenta último Corolla produzido em Indaiatuba após 28 anos

23/06/2026
Com 1.400 cirurgias de catarata, ação da Caravana da Saúde de São Bernardo já alcançou 70% da meta
São BernardoCidades

Com 1.400 cirurgias de catarata, ação da Caravana da Saúde de São Bernardo já alcançou 70% da meta

23/06/2026
Prefeito de Diadema acompanha atendimentos do Sebrae Móvel
DiademaPolítica

Prefeito de Diadema acompanha atendimentos do Sebrae Móvel

23/06/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?