Ônibus adaptado percorrerá as sete cidades da Região para levar orientação ambiental por meio da exibição de um filme que mistura animação, atores reais e game
Um ônibus transformado em cinema e todo estilizado para lembrar uma grande “casa” do joão-de-barro vai percorrer escolas públicas de setes municípios paulistas para mostrar que educação ambiental também é sinônimo de economia. O projeto, batizado de ‘João Ambiente – Construindo uma Casa Sustentável Para Todos Nós’, já passou pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e pretende alcançar cerca de 20 mil crianças e adolescentes levando educação ambiental para mais de 400 escolas da rede pública nos três estados que fazem parte do cronograma.
As apresentações na região do ABCD iniciaram nesta segunda-feira (15/10) por escolas públicas do município de Mauá. O ônibus-cinema do João Ambiente, além de envolver as crianças pelo ambiente apresenta um filme de 15 minutos, produzido especialmente para projeto, que serve de fio condutor para transmitir a mensagem aos alunos. “Elaboramos cuidadosamente esse material com uma linguagem atual e divertida, que mistura animação, atores reais e game, o filme é o resultado de um documentário produzido para despertar a consciência ecológica nas crianças e jovens de 7 a 16 anos”, disse o cineasta e responsável pelo projeto, Airton Soares. O ônibus transformado em cinema tem capacidade para 32 espectadores por sessão.
A partir do dia 25 de novembro, a “casa” itinerante do João Ambiente inicia um roteiro pelos municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Diadema. A ação pretende levar uma mensagem de qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente, desenvolvendo nos jovens uma nova mentalidade de como usufruir os recursos oferecidos pela natureza.
O cineasta Airton Soares explica que o filme foi buscar inspiração no João de Barro, o personagem central, para abordar assuntos como preservação ambiental, reciclagem, coleta e separação seletiva de lixo, preservação dos recursos hídricos, consumo consciente de energia, entre outros assuntos do universo ambiental. “Nosso objetivo foi atingir não só o aluno, mas toda família. E para envolver ainda mais os participantes, resolvemos criar uma grande casa do João de Barro estilizada num ônibus que serve de cinema para exibir o filme e envolver os participantes”, disse.
O objetivo do projeto é passar por mais de 20 cidades, nos estados do RS, SC e SP. Além disso, a meta é atingir indiretamente mais de 100 mil pessoas em todo país com exibições em televisão aberta e paga, universidades e internet, contando com apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado, por meio da da Lei Rouanet e da Lei de Incentivo à Cultura, respectivamente. “A iniciativa é um investimento em educação, conscientização em meio ambiente e sustentabilidade e no futuro das novas gerações, pensando na preservação do planeta e na sustentabilidade econômica das famílias”, disse o cineasta.
Escolas que serão visitadas:
Mauá: Escola Prof. Maria Josefina Kuhlmann Flaquer, Escola Prof. Manoel Cação, Escola Municipal Guimarães Rosa e Escola Estadual Prof. Antônio Messias Szymanski.
Santo André: EE Ivone Palma Todorov Puggieri, EMEIF Elaine Sena Chaves Maia, EE Prof. Wanda Bento Gonçalves, Cidade dos Meninos – Maria Imaculada, EE Papa João Paulo I, EE Prof. Nelson Cardim de Brito, EMEIEF Augusto Boal;
São Bernardo: EMEB Aldino Pinotti, EM Pastor Delfino Martins Ferreira;
São Caetano: EE Idalina Macedo C. Sodré, EE Laura Lopes;
Ribeirão Pires: EM Engenheiro Carlos Rohm I;
Rio Grande da Serra: Escola Padre Guiuseppe Pisoni
Cubatão: UME Luiz Gustavo de Lima
Diadema: EMEB Lázaro Silveira Pacheco